O plano de saúde é uma opção para quem deseja garantir o acesso a serviços médicos e hospitalares com mais tranquilidade e segurança financeira. No entanto, é importante ficar atento aos prazos de carência, sendo os períodos em que o beneficiário não pode utilizar todos os serviços previstos no contrato.

A carência é importante para a operadora poder avaliar o estado de saúde do novo beneficiário e garantir que ele não tenha doenças preexistentes que possam gerar custos elevados para o plano de saúde. Além disso, ela também ajuda a evitar que pessoas contratem um plano de saúde apenas para utilizar serviços específicos, sem ter a intenção de manter o contrato por um período mais longo.

Existem diferentes tipos de carência, que podem variar conforme a cobertura contratada e com as regras estabelecidas pela operadora do plano de saúde. Abaixo, explicaremos os principais tipos e seus respectivos prazos.

Carência para consultas médicas e odontológicas

A carência para consultas médicas e exames simples é a mais comum nos planos de saúde e costuma ser de até 30 dias. Isso significa que, durante esse período, o beneficiário não poderá marcar consultas com especialistas, fazer exames de imagem ou laboratoriais, entre outros.

Carência para internações e cirurgias

A carência para internações e cirurgias costuma ser mais longa, variando de 60 a 180 dias. Durante esse período, o beneficiário não poderá ser internado em hospitais ou realizar cirurgias eletivas (ou seja, que não são de emergência).

Carência para parto

A carência para parto é um tipo específico de carência, que costuma ser de 300 dias. Isso significa que, se uma mulher contratar um plano de saúde durante a gestação, ela não poderá utilizar a cobertura para o parto, a menos que já tenha cumprido esse período de carência.

Carência para doenças preexistentes

A carência para doenças preexistentes é um tipo específico de carência que pode ser aplicada a beneficiários que já possuem alguma doença antes da contratação do plano de saúde. Essa carência costuma variar de 24 a 720 dias, dependendo da operadora e do tipo de doença.

Mas e caso ocorra uma emergência, eu posso usar o plano de saúde no período de carência?

A carência em casos de emergência é de 24 horas após a contratação do plano, após isso você já pode recorrer aos pronto-socorros da rede contratada, mas é importante estar atento às carências em caso de cirurgias e/ou internações.

É possível contratar um plano sem carência?

Você consegue, sim, ser atendido no período de carência, mas para esse caso, é necessário pagar um valor extra mais conhecido como agravo, esse valor vem somado na mensalidade do convênio e você irá pagar por um determinado período.

Agora que você entende melhor como funciona o processo de carência, já consegue se planejar melhor na hora de contratar o seu.
Fale conosco para saber mais sobre as opções em Plano de Saúde que a Camed Corretora fornece, fale conosco no WhatsApp: ➡ Clique aqui.


Publicações Relacionadas

#SaiunaMídia: Diretor-Presidente do Grupo Camed,...

A Camed Corretora esteve em evidência mais uma vez! Nosso Diretor-Presidente, Agenor Trindade, participou do programa T...

Ver mais

#SaiunaMídia: Diretor Phillipe Brandão fala sobr...

O Diretor de Negócios da Camed Corretora, Phillipe Brandão, participou recentemente do Podcast Entre Assuntos, do Jorn...

Ver mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito da mensagem enviada via SMS pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A aos segurados da apólice de seguro BN Vida...

Ver mais

#SaiunaMídia: Diretor de Negócios da Camed Corre...

O Diretor de Negócios da Camed Corretora destacou a importância da cobertura de seguros veiculares para proteger contr...

Ver mais

Camed é destaque no Diário do Nordeste com artig...

Agenor Trindade Diretor Presidente Camed Corretora

Ver mais

Você conhece os benefícios de um seguro de celul...

No mundo acelerado de hoje, onde cada instante conta, a importância do seu celular ultrapassa os limites da comunicaç...

Ver mais

Conheça o seguro de equipamentos eletrônicos

Hoje, cada vez mais os equipamentos eletrônicos fazem parte do nosso dia a dia. São smartphones, tablets, câmeras, no...

Ver mais

Quem pode fazer uma previdência privada?

Na hora de garantir um futuro melhor para si ou para a família, diversos trabalhadores estão considerando a previdênc...

Ver mais
Olá, podemos te ajudar?