Uma gestão de equipe competente se tornou uma das atividades mais importantes em qualquer empresa, já que ter colaboradores engajados é um componente essencial para atingir metas e garantir o sucesso da organização.
Portanto, investir esforços nessa área faz com que ela seja uma aliada para aumentar os resultados do seu negócio. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para melhorar o trabalho de gestão de equipe na sua empresa. Confira.
1. Garanta que todos trabalhem pelos mesmos objetivos
Nesse ponto a lógica é simples: os seus colaboradores entendem qual o objetivo deles no seu negócio? Isso vai além dos trabalhos diários, eles precisam saber o propósito final das tarefas que estão desenvolvendo.
Uma boa gestão de equipe requer que o time esteja sempre atualizado sobre os objetivos da empresa quanto ao seu trabalho. Esses são cuidados essenciais para garantir que todos os colaboradores remem em uma mesma direção, rumo a resultados melhores que beneficiem toda a organização.
2. Busque soluções práticas para uma comunicação mais efetiva
Falhas na comunicação são as principais responsáveis pelo retrabalho, resultando na perda de horas trabalhadas e de recursos para a empresa. Pense bem: se um colaborador não sabe o que os outros estão desenvolvendo, então como irá garantir que o seu trabalho segue com as necessidades gerais do time?
Para evitar isso, é essencial que o gestor busque soluções que melhorem a forma como a equipe troca informações. Por exemplo, institua reuniões mais objetivas, em que todos tenham vez para falar e exibir o ponto em que estão seus trabalhos. Também procure uma plataforma de comunicação que seja clara e acessível para os colaboradores.
3. Alinhe a gestão de equipes à gestão de tarefas
Essa dica é uma continuação da anterior. Por meio de uma comunicação efetiva (seja usando plataformas físicas ou digitais), garanta que todos entendam quais tarefas estão sendo desenvolvidas pelo time e o status de cada atividade.
Com isso, além de todo o time saber exatamente quanto falta para que o grupo cumpra suas metas, um pode oferecer ajuda ao outro sempre que necessário. Isso também é útil para que o gestor tenha controle sobre as tarefas e andamento de processos.
4. Ofereça feedbacks
Outro ponto importante da boa gestão é entender as forças e fraquezas do seu time, para que assim os colaboradores possam desenvolver seus pontos de melhoria, o que impacta diretamente na produtividade.
Uma maneira de fazer isso é através dos feedbacks, que podem ser os seguintes:
- Feedback construtivo: chame cada funcionário individualmente para conversar sobre pontos que podem ser melhorados. O ideal é oferecer exemplos que ajudem a pontuar as suas observações. Ofereça dicas e deixe claro que ele pode contar com a sua ajuda e do time para aperfeiçoar suas habilidades profissionais.
- Feedback positivo: também é importante que os seus funcionários saibam que os seus talentos e esforços individuais são reconhecidos. Use o feedback positivo para destacar as forças de cada colaborador — isso pode ser feito em uma reunião ou e-mail coletivo, se você preferir. Elogios são excelentes ferramentas motivacionais e devem ser usadas com frequência!
5. Invista em uma boa gestão de benefícios
Por fim, uma ótima maneira de manter os colaboradores mais engajados é oferecer uma boa gestão de benefícios para eles. Isso inclui vantagens como vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida, plano de saúde e odontológico e etc.
Isso mostra que o seu negócio se preocupa e valoriza aquele funcionário, fazendo com que ele se sinta acolhido pela empresa e, consequentemente, queira estender o seu período lá dentro, impactando positivamente na produtividade.
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