seguro-de-vida

O seguro de vida vem se tornando cada vez mais popular por ser considerado uma boa forma de planejamento financeiro, tanto para o segurado quanto para os seus familiares.

Porém, uma dúvida comum que pode surgir é como se realiza o cálculo de uma apólice de seguro de vida. Existem alguns fatores que interferem nesse valor e é sobre isso que falaremos a seguir. Continue lendo para saber mais.

O que define o valor do seguro de vida?

De maneira simplificada, o valor de um seguro de vida é a somatória do custo de todos os riscos com despesas operacionais, impostos e a rentabilidade que a seguradora deseja ter.

Assim, por meio desse cálculo a seguradora consegue determinar o valor da contribuição mensal pelo seguro. Além disso, esta quantia passa por um reajuste todos os anos, conforme o índice inserido em contrato.

O tipo de cobertura interfere no valor?

A resposta é sim! Conforme as coberturas estipuladas na apólice, o valor final sofre variações, portanto quanto mais serviços contratados, maior o prêmio do seguro. 

As coberturas mais comuns incluem:

  • Morte acidental;
  • Assistência funeral;
  • Doenças graves;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • DIT (Diária por Incapacidade Temporária);
  • Indenização especial por doença.

Quais outros aspectos alteraram o valor do seguro de vida?

Além do tipo de cobertura, as seguradoras avaliam outros aspectos para estipular o valor do prêmio do seu seguro de vida. Confira quais são a seguir:

Renda mensal

A informação sobre a renda mensal do contratante é fundamental para que as seguradoras possam oferecer um contrato que dê ao segurado, e à sua família, a manutenção do padrão de vida em caso de um evento não planejado.

O cálculo da renda mensal vem do somatório de todas as fontes de renda que o segurado possui, isso inclui seu trabalho, investimentos e afins.

Idade e histórico médico

Dois pontos que também pensam nos valores da apólice são a idade e a saúde do segurado. Por exemplo, para as seguradoras o risco de morte, em condições normais, de uma pessoa acima de 60 anos é maior do que uma de 30 anos.

Outra questão levada em conta é o estado de saúde do solicitante, que inclui fatores como: doenças pré-existentes, históricos médico e familiar, prática de exercícios, se é fumante, se bebe e etc. Tudo isso deve variar o prêmio do seguro de vida.

Profissões e lazer

Existem profissões de risco que deixam o profissional mais exposto a acidentes. Há também pessoas que gostam de estar em situações arriscadas por lazer, como aquelas que praticam esportes radicais.

Todos esses pontos são levados em consideração. Por isso, o solicitante deve deixá-las bem claras na hora da cotação para não gerar problemas na hora do pagamento da indenização.

Qual é o valor ideal de seguro de vida para sustentar a família?

Para descobrir se uma apólice de seguro tem como cobrir as despesas da família, e assim definir o prêmio ideal para si, o segurado deve realizar esses cálculo a partir de dois pontos:

  1. Avaliação da renda e das despesas

Toda família conta com gastos fixos, como escola das crianças, carro, contas, planos de saúde, dívidas, etc. Será preciso somar isso ao valor médio das despesas variáveis (lazer, alimentação, entre outros). 

Com esse levantamento feito basta somar o total e pensar no número de anos que gostaria de deixar a família bem assegurada. 

  1. Avaliação do patrimônio

Depois dessa primeira avaliação será preciso verificar os bens da família (investimentos, casa, carro, objetos de valor) e fazer um cálculo médio dos gastos de um inventário. Essa parte normalmente deve ser feita por um advogado ou contador. 

A partir do valor dos bens, em comparação com o montante necessário para o sustento e manutenção do padrão de vida da família, então o solicitante irá descobrir qual renda mensal deve vir do seguro de vida.

Agora que você entende como é calculado o seguro de vida já pode iniciar o seu investimento. Entre em contato conosco e realize a sua cotação. 
Clique aqui e fale com a gente no whatsapp.


Publicações Relacionadas

#SaiunaMídia: Diretor Phillipe Brandão fala sobr...

O Diretor de Negócios da Camed Corretora, Phillipe Brandão, participou recentemente do Podcast Entre Assuntos, do Jorn...

Ver mais

#SaiuNaMídia: Como liderar equipes de alta perfor...

Em mais uma participação de destaque, Roberta Taís, Coordenadora de Vendas da Camed Corretora, esteve no Podcast “A...

Ver mais

#SaiunaMídia: Diretor-Presidente do Grupo Camed,...

A Camed Corretora esteve em evidência mais uma vez! Nosso Diretor-Presidente, Agenor Trindade, participou do programa T...

Ver mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito da mensagem enviada via SMS pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A aos segurados da apólice de seguro BN Vida...

Ver mais

#SaiunaMídia: Diretor de Negócios da Camed Corre...

O Diretor de Negócios da Camed Corretora destacou a importância da cobertura de seguros veiculares para proteger contr...

Ver mais

Camed é destaque no Diário do Nordeste com artig...

Agenor Trindade Diretor Presidente Camed Corretora

Ver mais

Como escolher o melhor plano de saúde para você...

Não é de hoje que as pessoas percebem a importância de escolher um bom plano de saúde para a família. Benefícios c...

Ver mais

Camed Corretora é destaque no Diário do Nordeste...

Em dezembro de 2024, Phillipe Brandão, Diretor de Negócios da Camed Corretora de Seguros, publicou no Diário do Nord...

Ver mais
Olá, podemos te ajudar?