consórcio

Todos que participam de um consórcio têm o objetivo de ter sua cota contemplada o mais rápido possível. Mas é preciso ter paciência, pois esse processo acontece de diversas maneiras.

Para ser contemplado, é possível contar com os sorteios ou recorrer aos lances. Embora cada administradora tenha regras específicas sobre algumas etapas, conhecer o funcionamento geral ajuda a ter uma ideia do que é melhor para você.

Por isso, veja quais são as formas de obter a contemplação e saiba como receber a sua cota de consórcio de forma mais rápida. 

Quais são as formas de contemplação?

As formas de contemplação, em geral, envolvem sorte ou estratégia. Você pode ser premiado ao ganhar um sorteio ou dando lances. Entenda abaixo como cada uma dessas formas funciona.

Sorteio

Essa é uma das opções mais comuns de contemplação e envolve a ideia de que todos os participantes tenham a mesma oportunidade de vencer, contando principalmente com a sorte. 

Nessa modalidade contamos com um sorteio mensal para todos os cotistas, assim, ao final, um número predeterminado de consorciados é contemplado, conforme o valor disponível em caixa. Portanto, comparecer às assembleias do consórcio, organizadas pela administradora com todos os participantes e obrigatórias por lei, acaba sendo um meio de pleitear a sua completação. 

Lance livre

Essa modalidade funciona como uma espécie de leilão, em que o consorciado que pagar mais vence e leva a carta de crédito. Para utilizar essa opção, o cotista deve avisar à administradora, antes da assembleia, que pretende fazer uma oferta pelo prêmio, além de dizer qual valor será oferecido.

Porém, não se preocupe, caso a sua oferta não seja a maior você não perde o dinheiro ofertado. É possível pagar a mensalidade do consórcio normalmente ou então guardar esse dinheiro para futuramente oferecer outro lance.

Lance fixo

Parecido com a modalidade anterior, a diferença aqui é que no lance fixo quem decide o valor mínimo a ser ofertado é a administração do grupo de cotistas. E, caso mais de um participante oferte no mesmo mês, o desempate é feito, normalmente, por uma pedra-chave sorteada em assembleia.

No entanto, se houver dinheiro disponível em caixa, mais de um consorciado pode fazer a compra. O sorteio é realizado entre os que se propõem a antecipar as parcelas necessárias para conseguir a contemplação, assim a vantagem é que irão participar menos pessoas e aumentar as suas chances de ganhar. 

Lance embutido

Esta modalidade é mais comum entre os consórcios de imóveis. Aqui a administradora fixa uma porcentagem do valor da carta de crédito como lance. Por exemplo, se a sua carta for de R$ 100 mil e o valor fixo for 20%, você deve ofertar R$ 20 mil.

Porém, se você optar pelo lance embutido, então, no final, receberá um valor menor, uma vez que será descontada a quantia dada na ocasião. Diante desse contexto, para ter certeza se vale a pena optar por este método, você não pode abrir mão de fazer as contas, além de prestar atenção no que está escrito no seu contrato de adesão.

Como ter minha cota de consórcio contemplada?

Agora que você já conhece os métodos de contemplação, então pode traçar estratégias para tentar antecipar a disponibilidade da carta de crédito.

Em um sorteio, tudo depende de sorte, mas apostando em outras modalidades, é possível ser mais assertivo. Veja algumas dicas abaixo. 

Mantenha as suas cotas em dia

O primeiro passo é, logicamente, manter suas cotas em dia. Isso ajuda a manter a saúde financeira do grupo, o que possibilita o máximo de contemplações possíveis, além de ser um requisito para que você participe das assembleias.

Portanto, se estiver inadimplente você não poderá dar lances e nem ser sorteado para receber o consórcio. Caso surja algum imprevisto ou esteja com problemas em seu orçamento, entre em contato imediatamente com a administradora para negociar os seus débitos e, dessa maneira, não ficar para trás.

Faça um planejamento financeiro

Ainda que você esteja ciente da ideia de esperar ser sorteado e de pagar as mensalidades, ainda é possível se organizar para quitar as prestações e ser contemplado no consórcio mais rápido. É nesse momento que entra o planejamento financeiro.

Faça uma planilha de controle de gastos e busque economizar sempre que possível. Com esse dinheiro reservado, aplique na poupança ou em outro tipo de investimento, para que possa juntar um montante que seja suficiente para dar um bom lance e ser contemplado antecipadamente.

Conheça bem o seu grupo

Observe o histórico de lances e o comportamento do seu grupo durante as assembleias, assim você consegue definir melhor as chances de alguém entrar nessa disputa com você.

Ao mesmo tempo, é necessário considerar quais são as suas características financeiras — como valor disponível já guardado — para encontrar o melhor momento e o valor ideal de lance.

Use o seu FGTS no lance

Muita gente não sabe, mas essa pode ser uma boa estratégia para ser contemplado rapidamente em um consórcio. No entanto, é muito importante mencionar que ela é válida somente se o objeto do negócio for imobiliário, como uma casa, um apartamento ou até mesmo um terreno.

Por isso, se esse for o seu caso, organize-se para poder contar com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na hora dos lances, aumentando o seu montante e largando na frente dos outros cotistas.

Preste atenção ao calendário

Alguns meses do ano são mais propícios para quem quer dar lances. Por exemplo, no fim do ano, o Natal e Ano Novo comprometem o orçamento de muitas pessoas. Já em janeiro, impostos como IPVA e IPTU apertam as contas. E em fevereiro, muitos elevam seus gastos por conta do carnaval. 

Portanto, tente guardar suas economias para dar lances nesse período. A concorrência será menor, já que os outros cotistas possivelmente ofertarão menos dinheiro.

Desenvolva uma estratégia para o leilão

A melhor recomendação para entrar no leilão é que você observe durante alguns meses o valor do lance vencedor. A partir disso, vá economizando até juntar um montante parecido com o que venceu nas últimas rodadas.

E, por fim, deixe para dar seu lance nos meses em que a concorrência tende a ser menor, como nos meses que falamos anteriormente, assim as suas chances de dar o lance vencedor aumentam. 

Gostou do nosso artigo? Entre em contato conosco e descubra qual o consórcio ideal para você.

Clique aqui e fale com a gente no whatsapp.


Publicações Relacionadas

Você conhece os benefícios de um seguro de celul...

No mundo acelerado de hoje, onde cada instante conta, a importância do seu celular ultrapassa os limites da comunicaç...

Ver mais

Vai reformar? Confira algumas dicas para fazer ess...

Reformar a casa é um investimento muito importante que pode te dar mais conforto e qualidade de vida para sua família,...

Ver mais

Seguro de Moto: saiba como não errar na contrata...

Escolher o melhor seguro para o seu veículo exige uma análise detalhada, pois, acima de tudo, ele precisa lhe garantir...

Ver mais

7 motivos para você adquirir um plano de saúde

Contratar um plano de saúde é importante para garantir assistência médica de qualidade, sem imprevistos. Para ter at...

Ver mais
Olá, podemos te ajudar?