investir

Seja para garantir o futuro sem depender do INSS, para ter uma renda a mais na aposentadoria ou para investir, o fato é que a previdência privada tem sido cada vez mais procura pelos brasileiros quando se fala em planejamento de vida. 

Você já conhece essa modalidade, mas ainda está na dúvida se deve adquirir? Veja a seguir cinco motivos para investir na previdência privada.

Primeiramente, o que é previdência privada?

A previdência privada é um tipo de investimento de longo prazo. Diferente da Previdência Social, voltada para quem trabalha em regime CLT, este modelo é opcional, com a variação do valor a ser recebido a depender do montante aplicado e do investimento escolhido. 

Existem dois principais tipos de previdência privada, a opção por cada um deles varia de  acordo com o estilo de vida e perfil do investidor. Assim, é possível escolher entre:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres): costuma ser contratado por pessoas que já fazem declaração do Imposto de Renda e são contribuintes do INSS. Sua grande vantagem está em reduzir em até 12% a renda bruta tributável compensável do ano e, por esse motivo, garantir uma restituição mais generosa do imposto.
  • VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres): é indicado para aqueles que não declaram o Imposto de Renda ou fazem a declaração simplificada, pois não inclui o mesmo benefício fiscal dos planos PGBL.

Motivos para investir na previdência privada

Sobre a utilização da previdência privada como investimento podemos apontar as seguintes vantagens:

1. Planejamento futuro

Comprar um carro, uma casa, custear o intercâmbio, abrir um negócio, garantir os estudos dos filhos ou netos… Tudo isso demanda muito tempo e dinheiro investido, então porquê não começar imediatamente?

Quanto mais cedo, melhor a previdência privada funciona como forma de investimento, assim você pode usar o seu valor para planejar o seu futuro e da sua família.

2. Benefícios fiscais

Uma das grandes vantagens desse modelo previdenciário está nos benefícios fiscais, já que possibilita pagar menos no Imposto de Renda. O plano PGBL, como já dissemos, é o mais indicado para quem faz a declaração completa do IR. Isso porque ele funciona como uma dedução legal com um teto de até 12% da renda bruta anual.

As tabelas de tributação são outra vantagem interessante. Existe a progressiva e a regressiva, elas se adaptam bem a diferentes perfis de investidores e objetivos. Para valores investidos por mais de dez anos com a tabela regressiva, por exemplo, é possível alcançar a menor alíquota de IR do mercado: 10%. Já a progressiva, tem uma alíquota fixa de 15% no momento do resgate, mas esse valor pode ser compensado na declaração de IR, podendo variar de 0% a 27,5%.

3. Resgate rápido e versátil

Além de tudo o que falamos, o investidor da previdência privada tem a opção de desistir do plano, recuperando assim todo o dinheiro, ou ainda determinar quanto e quando usá-lo. É possível realizar o resgate a qualquer momento, desde que esteja fora do prazo de carência (60 dias após a contratação ou movimentação de saída). 

Dessa forma, você usufruir do dinheiro acumulado de três formas:

  • Resgate total ou parcial;
  • Renda mensal temporária: você converte o valor investido em uma renda mensal, por um prazo determinado;
  • Renda mensal vitalícia; o pagamento é recebido até o falecimento do titular.

4. Poupar e investir

Outra vantagem que identificamos na previdência privada é a sua facilidade de investimento, o investidor escolhe quanto quer guardar por mês e a forma de pagamento, se boleto ou débito automático. 

Desse modo, fica mais simples desenvolver o hábito de poupar e investir todos os meses, com a garantia de que terá um bom retorno financeiro no final.

5. Ausência de idade mínima

Lembra quando falamos que quanto mais cedo você começar a investir, melhor? Isso é bem verdade e justamente por isso esse tipo de investimento não exige idade mínima!

Portanto, a previdência privada é uma excelente maneira de começar um investimento para garantir o futuro dos seus filhos. Além de render mais que a poupança, o patrimônio acumulado já ficará no nome deles se o investimento assim for feito.

Você não precisa passar por dificuldades para planejar o seu futuro, entre em contato com a Camed e veja mais sobre os nossos planos de Previdência Privada.

➡ Clique aqui e fale com a gente no whatsapp.


Publicações Relacionadas

Você conhece os benefícios de um seguro de celul...

No mundo acelerado de hoje, onde cada instante conta, a importância do seu celular ultrapassa os limites da comunicaç...

Ver mais

Pesquisa mostra aumento da busca por Previdência...

Você já deve ter percebido a mudança na situação econômica no Brasil nos últimos anos. Entre outras coisas, essa...

Ver mais

Conheça as principais coberturas adicionais para...

Você já parou para pensar na quantidade de bens que estão em seu nome? O que acontece no caso de algum imprevisto com...

Ver mais

Plano de saúde cobre cirurgia plástica?

Com o alto valor que os procedimentos de cirurgia plástica sempre tiveram não é incomum que as pessoas procurem fazê...

Ver mais
Olá, podemos te ajudar?