Seguro de Carro x Seguro de Moto: Entenda as diferenças
A escolha do melhor meio de transporte para o dia a dia deve considerar vários elementos, como segurança, comodidade, agilidade e economia. Desse contexto, a decisão entre carro e moto depende muito das necessidades do condutor.
Entre esses fatores, existe mais um que pode pesar: a contratação do seguro. À primeira vista pode não parecer, mas existem diferenças entre possuir um seguro de carro e um seguro de moto. Continue a leitura e confira!
Seguro obrigatório
A primeira diferença entre os seguros destinados para os dois veículos é o valor do seguro contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT.
Pago anualmente e de uso obrigatório, o DPVAT possui valores diferentes dependendo da categoria onde o veículo se encaixa e possui cobertura em caso de morte, invalidez permanente total ou parcial e despesas de assistência médica e suplementares.
Isso significa que ele não cobre danos materiais, apenas pessoais. Seguindo essa lógica, o DPVAT para motos possui um valor maior, pois esses veículos têm mais chance de se envolver em acidentes graves, que acarretem danos físicos.
Seguro Auto
Agora, quando falamos sobre o seguro contratado para carros e motos, os valores são mais relativos, pois dependem muito da cobertura da apólice e do uso por parte do motorista.
Na hora de contratar o seguro, será feita uma análise de risco do perfil do condutor para determinar o valor da apólice. Ou seja, a seguradora deve conferir se existem acidentes envolvendo o motorista, o local onde o veículo fica a noite e outros fatores. Para saber mais, leia o artigo “Entenda como é calculado o valor do Seguro Auto”.
Em geral, as semelhanças nas apólices das duas modalidades incluem:
- Coberturas básicas
- Coberturas opcionais
- Franquia
- Classe de bônus
- Análise de perfil
- Benefícios para veículos 0 km
Diferenças entre as apólices
Em termos percentuais, o seguro de carro é mais barato que o de motos, exatamente pelo seguro DPVAT, citado anteriormente. Os carros normalmente têm menos riscos envolvidos com seu uso, diminuindo as chances de solicitar a indenização ao seguro.
Existem ainda outros fatores que podem interferir no valor total do seguro e no seu uso por parte do motorista, como:
- Assistências 24 horas: essa cobertura normalmente é comum para carros e motos, mas os serviços ofertados e o limite de uso podem ser diferentes. As motos, por exemplo, costumam ter mais restrições em relação ao uso do guincho.
- Disponibilidade da seguradora: é mais fácil encontrar uma seguradora que ofereça seguro de carros do que apólice para motos. Sendo assim, as opções para motociclistas são mais restritas.
- Categoria tarifária: esse termo diz respeito à categoria onde o veículo é enquadrado, que acaba tendo riscos diferentes para a seguradora. Conforme o enquadramento, o seguro pode sair mais caro. As motos costumam pagar mais e, conforme as cilindradas, o valor aumenta.
- Coberturas: as coberturas do seguro de carro são mais abrangentes que as de motos. Geralmente, os motociclistas não contam com a opção de veículo reserva, proteção para faróis e seguro para acidentes de passageiros. Para saber o que cada seguradora disponibiliza, é preciso fazer uma cotação personalizada.
–
Agora que já sabe a diferença entre o seguro de carro e de moto, pode escolher o seu próximo veículo pensando na proteção que poderá contratar. Em todos os casos é importante garantir uma boa apólice para proteger tanto os bens materiais quanto as pessoas envolvidas.
Não deixe para depois e garanta hoje mesmo o seu Seguro Auto! Entre em contato com a Camed e faça a sua cotação.