É possível usar o seu seguro de vida estando vivo?
O seguro de vida, na maioria das vezes, é associado a causas fatais, mas sua atuação não se resume a casos de falecimento do titular. Embora muitos não saibam, também é possível usar o seguro em vida, dependendo da seguradora e do produto contratado
Neste artigo iremos falar sobre algumas situações em que o segurado pode acionar seu plano. Veja mais abaixo:
O que é um seguro de vida?
O seguro de vida consiste na contratação de uma apólice em que o contratante paga um valor, mensal ou anual, à seguradora. Quando uma ocorrência – conhecida como sinistro – para a qual você possui uma cobertura se torna realidade, é possível acionar o seguro.
As características de um seguro de vida variam de acordo com a seguradora e o serviço contratado, possibilitando a escolha dos beneficiários em caso de morte e personalização da cobertura.
Como usar o seguro de vida em vida?
Alguns sinistros permitem que o segurado acione o seguro ainda em vida, dependendo da cobertura contratada. Veja exemplos de situações em que a seguradora pode ser contatada.
1. Invalidez
Em caso de algum acidente que o impossibilite de trabalhar, o seguro pode deixar disponível uma indenização para ajudar nas despesas. Assim, o segurado e os seus beneficiários não ficam desamparados e sem renda.
2. Diária por incapacidade temporária
Em situações de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), tratamento de emergência ou algum outro acidente que exija afastamento temporário do trabalho, a indenização do seguro de vida pode garantir a segurança financeira do segurado e seus beneficiários durante a recuperação.
3. Doenças graves
No caso de seguros de vida com cobertura para doenças graves, o segurado pode acioná-lo caso fique impossibilitado de exercer suas atividades laborais. Dependendo do plano contratado, a indenização ocorre para problemas como:
- câncer, leucemias e doenças malignas do sistema linfático, como a doença de Hodgkin;
- infarto agudo do miocárdio;
- acidente vascular cerebral (AVC);
- cirurgia de revascularização do miocárdio com implante de pontes vasculares nas artérias coronarianas (bypass);
- alzheimer.
4. Assistência médica
Contratar um plano de saúde privado pode ser uma despesa difícil de arcar. Algumas coberturas de seguro de vida oferecem atendimento médico remoto, consultas, descontos em medicamentos e exames, amparação para cirurgias e até internação hospitalar.
5. Resgate da apólice
Caso o seu modelo de seguro de vida seja resgatável, ele funciona da mesma forma que um seguro comum, mas também como uma reserva de emergência. De modo geral, quanto maior o tempo de contratação, mais alto será o percentual de dinheiro que pode ser resgatado em imprevistos.
6. Assistência para a casa e carro
Dependendo do tipo de seguro de vida contratado, existe a possibilidade de direito a reboque e socorro mecânico. Também há coberturas que abrangem serviços para a casa, como chaveiro, eletricista, entre outras assistências.
–
Agora que você descobriu a diversidade de coberturas, entre em contato conosco e escolha o seguro de vida que mais se adequa às suas necessidades.