10 dicas para dirigir na chuva com segurança
O período chuvoso adiciona alguns perigos ao dia a dia dos motoristas, como o risco de derrapagem e a diminuição da visibilidade na estrada.
Para evitar acidentes nas pistas molhadas, é preciso ter atenção redobrada no trânsito. Separamos algumas dicas para te ajudar a escapar de problemas. Confira!
1. Mantenha uma distância segura dos outros carros
Em pistas molhadas e escorregadias, a distância de frenagem do carro – percorrida do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total – aumenta. Isso pode causar colisões, principalmente se acontecer uma freada brusca. Adote uma distância considerada segura entre o seu carro e o da frente, de cerca de 10 metros – o equivalente a cerca de dois veículos.
2. Use farol baixo
Durante chuvas neblinas ou muito fortes, o farol mais indicado para usar no trânsito é o baixo, que auxilia na sua visibilidade e permite que outros motoristas vejam seu veículo. O farol alto, nesses casos, acaba atrapalhando a visão.
3. Cuidado com a aquaplanagem
A camada de água formada sobre o asfalto em dias de chuva causa um fenômeno chamado de aquaplanagem. Os pneus do carro perdem contato com a pista e podem derrapar. Para prevenir que isso aconteça, é preciso manter a calibragem dos pneus em dia e evitar dirigir em alta velocidade, pois pode aumentar o risco de derrapagem.
4. Dirija sempre com as duas mãos no volante
Muitos motoristas têm o hábito de dirigir somente com uma das mãos no volante, principalmente se o trânsito estiver lento e o trajeto for conhecido. A prática deve ser evitada, especialmente em dias de chuva, quando a atenção do motorista precisa ser redobrada.
5. Tenha cuidado ao frear
Frear de maneira brusca é perigoso mesmo em dias secos, e pode desencadear acidentes graves em dias chuvosos. Mais uma vez, o risco de aquaplanagem cresce e há grandes chances de o carro derrapar. O que vale é sempre dirigir devagar, para dar tempo do veículo parar sem que ocorram incidentes.
6. Evite ultrapassagens
A pista molhada deixa qualquer manobra mais arriscada. Por isso, é importante avaliar qualquer movimento antes de executá-lo. Uma ultrapassagem é realmente necessária? Vou conseguir fazê-la com total segurança? Pense bem antes de se arriscar!
7. Utilize os desembaçadores
Vidros embaçados prejudicam a visibilidade em dias de chuva. Para contornar a situação, é preciso acionar os desembaçadores do veículo e utilizar o ar-condicionado direcionado à saída de ar. Verifique também a qualidade e o funcionamento dos seus limpadores de para-brisas, indispensáveis para melhorar a sua visão na estrada.
8. Evite vias alagadas
Muitas cidades sofrem com alagamentos durante o período chuvoso e algumas vias chegam a ficar completamente submersas. Portanto, antes de seguir caminho, observe se a água está cobrindo mais da metade da roda do carro. Caso esteja, é melhor procurar um trajeto alternativo.
Também é válido se informar sobre os alertas de alagamento e, durante a quadra chuvosa, evitar ruas conhecidas por inundações ou com muitos buracos.
9. Pare o veículo se a chuva estiver muito forte
Em momentos de chuva muito intensa, o limpador de pára-brisas pode não ser suficiente para garantir a visibilidade na estrada. Se isso acontecer, o indicado é parar o veículo no acostamento ou em um local seguro (utilizando o pisca-alerta para sinalizar a sua localização a outros motoristas) e aguardar a chuva passar.
10. Guie-se pelas linhas e tachões no solo
Estradas mal iluminadas tendem a ficar com ainda menos visibilidade durante a chuva, principalmente à noite, quando a pista molhada reflete a luz dos veículos. Para que você não perca o traçado da pista, uma boa dica é usar como referência os tachões refletivos que fazem a separação das faixas.
–
Esperamos que essas dicas ajudem a melhorar a sua segurança no trânsito durante o período chuvoso.
Para garantir uma proteção completa, contrate um seguro com assistência 24h e inúmeras outras vantagens para o seu veículo. Entre em contato conosco agora mesmo e faça a cotação do seu Seguro Auto!