Seguradora x Corretora de Seguros: entenda as diferenças
Você já se perguntou qual a diferença entre uma seguradora e uma corretora de seguros? Essa é uma dúvida frequente que muita gente tem.
Pensando nisso, nós trouxemos esse conteúdo para que você entenda melhor sobre os papéis que uma seguradora e uma corretora de seguros exercem, e como elas podem te auxiliar. Veja agora!
O que é uma seguradora?
As seguradoras são empresas reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O seu papel é o de assumir riscos e prejuízos previamente estabelecidos por meio de um contrato realizado com o segurado. Esta apólice de seguro pode englobar diversos serviços e bens, dependendo da cobertura e do valor cobrado.
Por exemplo, se o seu carro foi roubado ou avariado seriamente será de responsabilidade da seguradora o pagamento da indenização. O carro é um dos bens mais comuns para se realizar um seguro, assim como de casas, cargas e até da própria vida. Outros tipos que estão se popularizando são o seguro pet e o seguro saúde.
Além da proteção a bens e patrimônios, a seguradora também pode ofertar outros tipos de serviço. Como, por exemplo, planos de previdência e títulos de capitalização. Estas atividades podem ser contratadas diretamente com a empresa ou através de um corretor. E isso nos leva ao próximo tópico.
O que é uma corretora de seguros?
As corretoras de seguros são entidades também moderadas pela Susep. Elas atuam como intermediárias entre o cliente e a seguradora, podendo trabalhar com marcas de seguros diferentes. Essas empresas estão aptas a atender tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.
A função da corretora é ser uma comercializadora dos serviços oferecidos pela seguradora. Seu papel é promover contratos estabelecidos por ela e garantir o cumprimento da apólice em relação aos direitos do cliente.
Aqueles que optarem pelo serviço de uma corretora irão garantir para si um suporte na hora de escolher a sua apólice de seguros. A empresa irá indicar o contrato mais adequado ao perfil e às necessidades do cliente, evitando adquirir coberturas que não serão utilizadas.
Qual a principal diferença entre as duas?
Depois de entender como cada uma atua, podemos então estabelecer a principal diferença entre as duas. Enquanto a corretora trata de comercializar o seguro, isso de acordo com as exigências de cada cliente, a seguradora tem o papel de assumir os riscos estabelecidos pela apólice.
O tipo de orientação oferecida pelas corretoras de seguros é indispensável em todos os segmentos de seguros! Para empresas de grande porte, por exemplo, essa orientação é considerada essencial, já que os seus contratos com as seguradoras são mais densos e essenciais para o planejamento organizacional de uma empresa.
Também podemos apontar os casos de clientes com patrimônios, que querem contratar uma apólice para proteger mais de um desses bens. Nesses casos, a corretora de seguros pode fazer uma avaliação dos seus bens, indicando qual seria a melhor cobertura a ser utilizada..
Como podemos ver, a seguradora e a corretora têm papéis bem estabelecidos e importantes dentro do segmento de seguros. E aí, esclareceu suas dúvidas? Então compartilhe esse conteúdo, em breve voltaremos com mais dicas para você aqui. 😁🧡